domingo, 27 de janeiro de 2013

PERFUMES

TUDO SOBRE OS PERFUMES

PERFUMARIA FLOTTE

O mundo mais Perfumado


APRESENTAÇÃO DE NEGÓCIOS
Quem não gosta de ser logo notado pelo bom perfume que usa. Muitas pessoas têm sua presença percebida, em qualquer lugar que chegam, apenas pela boa colônia que utilizam. Mas poucos sabem que compor uma fragrância é o mesmo que compor uma música ou pintar uma tela. Assim como a música e a pintura, a fragrância tem como ingredientes principais a harmonia, o sonho, a poesia, a inspiração e o mistério.



                                                                    MERCADO
                        Hoje a quantidade de lojas e franquias de perfumes que existem espalhadas no mercado é muita. E nem com essa concorrência acirrada, o consumo de perfumes ou colônias das lojas de perfumes diminui. É que perfume ainda é um dos mais importantes itens de consumo. Para comprovar, basta prestar atenção aos locais onde perfumes são vendidos: dia dos namorados, o dia dos pais e o dia das mães são sinônimos de lojas abarrotados de pessoas, que procuram um presente ideal, ou seja, um perfume que seja a cara da pessoa que se deseja agradar. 
Apesar da enorme aceitação dos perfumes no mercado, nem tudo são flores: mesmo tão bem vindo, os perfumes às vezes são inacessíveis para alguns. Em sua maioria, vendidos em frascos grandes, os perfumes têm por isso seu preço elevado. Isto sem contar os importados, que além de ser mais caros ainda deixam seus consumidores um pouco escravos deles, pois estes não acabam nunca. 
te incorporada pelos sacerdotes dos mais diversos cultos, que utilizavam folhas, madeira e materiais de origem animal como incenso, na crença de que a fumaça com cheiro adocicado levaria suas preces para os deuses. Usavam e, crescentemente, foram substituindo os sacrifícios de animais, à medida que o mundo se tornava mais civilizado.

O nome “Perfume” deriva do latim “Per fumum” ou “pro fumum”, que significa “através da fumaça”. Isso vem demonstrar a mais antiga aplicação da mistura de fragrâncias de plantas aromáticas, que eram utilizadas como oferendas. 

Durante séculos, centenas de culturas desenvolveram atos simbólicos e religiosos onde plantas raras e resinas aromáticas, queimadas nos altares dos templos, eram oferecidas como sacrifícios, em busca do favor dos deuses. Com este objetivo eram utilizados 

flores, ervas, sândalo, a casca de canela, as raízes de cálamo e vetiver, bem como substâncias resinosas como mirra, incenso, benjoim e cedro do Líbano. durante as oferendas 

Poucas composições arom


O PERFUME 

Os primeiros perfumes surgiram, associados a atos religiosos, quando o homem descobriu o fogo. Os deuses eram homenageados com a oferenda de fumaça proveniente da queima de madeira e de folhas secas. Essa prática foi posteriormenáticas da época foram transmitidas por escrito. Entretanto, uma está registrada no livro do Êxodo, capítulo 30. A composição utilizava quatro ingredientes naturais, muito empregados nos dias de hoje, mas de forma mais refinada: Mirra, Cássia, Cortiça de árvore de canela e Óleo de Cálamo aromático. 



PERFUMARIA NO EGITO ANTIGO 

Os egípcios foram os primeiros seres humanos que se tem notícia a cultivar a arte do domínio dos cheiros da natureza. Reconheciam os efeitos dos seus perfumes no corpo e nos sentimentos dos homens e mulheres. 

Todos os templos da Babilônia, Assíria, Egito, Roma e Grécia tinham seus perfumistas exclusivos. Os mais antigos frascos de perfumes de que se têm notícia datam de 5000 aC. Eram fabricados na Mesopotâmia e no Egito com alabastro e pedra, por serem os materiais preferidos, devido a não serem porosos. Podemos citar alguns exemplos do uso do perfume na Antigüidade: 

Eles preparavam uma mistura de madeira, cujos componentes - o benjoim, o galbano - eram triturados e aglutinados com a mirra e o azeite de oliva. Esta mistura era queimada durante os rituais, esta mesma composição era usada pelos hebreus (judeu) e relatada na Bíblia, no livro de: 

ÊXODO (cap. 30, v 1 e 7): 

“Farás também um altar para queimares nele o incenso; de madeira de acácia o farás”. Arão queimará sobre ele o incenso aromático” (A queima de perfumes era símbolo da oração que sobe a D’us e que é por Ele recebida por partir de um coração fervoroso e devoto). 

A EXPANSÃO DA PERFUMARIA NO ORIENTE MÉDIO 

Os egípcios foram professores talentosos e divulgaram seus conhecimentos de perfumaria aos assírios, babilônios, caldeus, hebreus, persas e gregos. Cada cultura desenvolveu suas próprias variedades de fragrâncias, de acordo com os ingredientes disponíveis localmente. 

Foi na Índia e na Arábia que surgiram os primeiros mestres perfumistas. 

Os árabes não só compreendiam e apreciavam os prazeres dos perfumes, mas também tinham conhecimentos avançados de higiene e medicina. Eles produziram elixires partindo de plantas e animais com propósitos cosméticos e terapêuticos. Avicena, (980 - 1073), médico árabe, descobriu, por acaso, os princípios básicos da destilação a vapor, enquanto pesquisava poções medicinais com flores e madeiras aromáticas. 

Com o advento do cristianismo, o uso dos aromas foi banido, uma vez que estava associado a rituais pagãos. Os árabes, no entanto, cuja religião não impunha as mesmas restrições, foram os responsáveis pela perpetuação de seu uso significativa foi a das Cruzadas: retornando à Europa, os cruzados trouxeram toda a arte e a habilidade da perfumaria oriental, além de informações relacionadas às fontes de gomas, óleos e substâncias odoríferas exóticas como jasmim, ilangue-ilangue, almíscar e sândalo. Já no final do século XIII, Paris tornara-se a capital mundial do perfume. Até hoje, muitos dos melhores perfumes provêm da França, Inglaterra e Alemanha. Já as águas de colônia clássicas têm menos de 200 anos, sendo originárias da cidade de Colônia, na Alemanha. 

Há milhares de anos, substâncias exóticas desembarcavam nos portos egípcios vindas de lugares distantes e misteriosos: cedro do Líbano, rosas da Síria, mirra e canela da Babilônia, Etiópia, Somália, Pérsia e Índia. Conduzidas aos templos, eram maceradas e trituradas por sacerdotes que, ao som de cânticos, testavam suas fórmulas. Persistentes, levavam meses até chegar à receita ideal da fragrância que, nas cerimônias religiosas, aproximava fiéis e deuses. 

As lendas que envolvem a criação dos perfumes vão muito mais além que a realidade. De acordo com a mitologia grega o perfume foi uma criação de Vênus. “Certa vez, a deusa da beleza teria ferido o dedo e deixado cair uma gota de sangue sobre uma rosa. Cupido, o deus do amor, com um beijo na flor teria selado a alquimia, transformando o sangue em fragrância”. 


A descoberta das Américas revolucionou o mundo olfativo ao introduzir novas espécies botânicas. Os perfumes ganham ingredientes então exóticos, como coco e baunilha. O primeiro perfume moderno surge em 1882, saído do laboratório do perfumista Paul Parquet e batizado como Fougère Royale. De lá para cá, foram tantas as criações que seria quase impossível listá-las. A base de todas é a natureza, que contribui com as matérias-primas mais diversificadas: flores, raízes, folhas e caules, musgos, madeiras e cascas de árvores, sementes, grãos, especiarias, ervas aromáticas, frutas, resinas e bálsamos. A mirra, por exemplo, resina extraída de uma árvore natural da Arábia e Etiópia e usada para produzir incensos e perfumes. 



UMA ARTE VINDA DO ORIENTE 

Em diferentes épocas, em diferentes culturas, os aromas sempre foram valorizados. 

No Oriente, as essências sempre tiveram uma forte relação com as práticas espirituais, como a meditação. Acreditavam na influência que estes aromas exerciam além do plano físico, mas também no campo astral e espiritual do ser humano. 

Desse modo, a história do perfume está ligada, inicialmente, a uma SENSUALIDADE PRIMITIVA; depois DIVINO E MÍSTICO e queimado no altar de todas as religiões; de novo PROFANO RETORNA COMO SEDUÇÃO e adorno, reservado a uma elite, antes de se tornar o que nós conhecemos hoje... Perfumes versáteis de acordo com o nosso humor e a nossa personalidade.


A PERFUMARIA NA CHINA E NA ÍNDIA 

Desenvolvimento similar ao do Egito ocorreu ainda mais cedo na China. O almíscar foi empregado primeiramente na medicina e depois, por sua alta tenacidade e receptividade, em perfumes. A China foi, também, a primeira fonte de cânfora. 

No mesmo período, a Índia tornou-se famosa pelo seu sândalo e por uma variedade de flores como rosa e jasmim. O sândalo era parte importante da arquitetura dos antigos templos hindus, juntamente com o vetiver. Estas madeiras eram colocadas principalmente nas portas de entrada, de onde o vento poderia levar e espalhar o perfume pelas salas. O sândalo era controlado pelo governo, ao contrário do almíscar, extraído de um animal, o veado almiscareiro, que quase foi extinto pela caça desenfreada.




ESSÊNCIAS 

Diferentes concentrações de essência determinam o preço e a intensidade do perfume. 



Parfum (perfume) ou Extrait 

Super concentradas contém a maior porcentagem de essência. A quantidade de essência varia de fragrância para fragrância e isto ocorre devido a diferente performance de cada uma delas. 

Normalmente um perfume (extrato) contém entre 20% e 40% de concentração de essência. Elevam o preço do produto. Usa-se somente à noite 



Eau de Parfum Forma um pouco mais diluída do que o parfum (Extrato), geralmente a concentração de essência varia entre 15% a 20%. Apesar de ser mais diluído, o aroma ainda é forte pode ser usado durante o dia, mas em pouca quantidade 



Eau de Toilette (água de toilette) Contém normalmente entre 10% e 15% de concentração de essência. Não é tão forte e duradouro, nem tão caro como o perfume, mas é sem dúvida, a forma mais popular de fragrância. 



Colônia ou água de colônia (Eau de Cologne) Contém a menor porcentagem de essência, normalmente entre 5% de concentração de fragrância. Versão mais leve, é ideal para usar em dias quentes e até durante a prática de esportes. 



Eau de Fraiche: É uma água refrescante perfumada, mais apropriada para o pós-banho, tem pouca fixação, pois sua concentração é baixíssima, varia de 1% a 3%. 



OBS: esta nomenclatura é um direcionador e não uma regra, as porcentagens podem variar de país a país conforme a legislação, mas sempre obedecem uma ordem decrescente da quantidade de essência diluída em álcool ou água; por exemplo um mesmo produto pode oferecer ao mercado a forma de Parfum, Eau de Parfum e Eau de Toilette; como conseqüência o preço do produto também é diferenciado , o parfum é sempre mais caro do que o Eau de parfum e a Eau de toilette é a que tem o preço mais acessível das tres apresentações. 



CLASSIFICAÇÃO OLFATIVA DAS FRAGRÂNCIAS 

Cada perfume é resultado da combinação de notas básicas como madeira, flores, especiarias, frutas e elementos doces como o âmbar e a Baunilha , que determinam se a fragrância é jovem, refrescante, moderna, sensual, etc. De acordo com a composição das notas, as fragrâncias são classificadas em famílias olfativas. FRAGRANCIAS FEMININAS: 



1- CÍTRICA 

Este tipo de fragrância é viva, leve, refrescante e energética. Composta principalmente de notas cítricas (limão, bergamota, tangerina, mandarina, laranja pomelo e lima) aliadas a ervas aromáticas ( tomilho, sálvia, menta, alecrim, anis). 



2- LAVANDA 

Caracteriza-se pela predominância da nota lavanda. As notas de lavanda são puras e transmitem muito frescor, são alegres e vibrantes. Fragrâncias bem aceitas no mercado Brasileiro.Matérias-primas utilizadas na composição desta fragrância: lavanda, gerânios e musk. 



3- FLORAL: Principal família dos perfumes femininos podem se subclassificar em: 

3.A- Floral Bouquet 

É a combinação harmoniosa de duas ou mais fragrâncias complexas de flores, onde predominam as notas florais, dos mais simples aos mais completos bouquets. 

Expressam refrescância, natureza, delicadeza, fineza, romantismo e feminilidade. 

Matérias-primas utilizadas na composição desta fragrância: rosa, jasmim, violeta e cravo. 
3.B- Floral Aldeídica 

Elaboradas com aromas florais com a adição de notas aldeídicas. Os aldeídos foram os primeiros ingredientes sintéticos na perfumaria. Importantes por seu impacto, força, presença. 

3.C- Floral Verde/Fresco 

Elaborada em notas florais com a adição de notas verdes, lembram o frescor de folhas, plantas, gramas e alguns vegetais. São notas frescas, limpas, esportivas e naturais. 

As matérias-primas são: folhas de violeta, jacinto, grama cortada, folhagem. 

3.D- Floral Frutal 

Tendência moderna e atual de combinar florais às notas frutais, resultando em perfumes de característica refrescante. Muito usadas em notas de saída pelo seu caráter volátil. Vistas como frescas, jovens, saborosas e divertidas. 

Matérias-primasutilizadas na composição desta fragrância: pêssego, damasco, abacaxi, melão, manga e maracujá. 

3.E- Floral Frutal Aquoso 

Elaboradas em notas florais com adição de notas ozônicas, marinhas e aquosas. 

Utilizam-se as seguintes matérias-primas: melão, melancia, lírios d’agua, juncos d’água. 

3.F- Floral Especiada 

Elaboradas em notas florais com nuances de especiarias. 

As principais especiarias são o cravo, a pimenta e noz moscada. 

3.G- Floral Ambarado 

Notas florais adicionadas às notas quentes e envolventes do âmbar. 



FLORIENTAL As fragrâncias florientais são baseadas na combinação de notas florais com adição de notas orientais. Combinam a beleza e a popularidade do bouquet floral com a sensualidade e o exotismo das fragrâncias orientais. 

4.A- Floriental Especiada 

Família oriental com elementos florais e especiados. Matérias-primas utilizadas na composição desta fragrância: cravo, canela, Baunilha (Vanila) , noz moscada e flor de laranjeira. 

4.B- Floriental Amadeirado 

Combinação de notas florais orientais com adição de notas amadeiradas. As matérias-primas são: Sândalo, cedro, patchouli, madeiras transparentes. 

4.C- Floriental Frutal 

Combinação de notas florais e orientais com aspectos de notas frutais frescas (melão) ou frutais doces (pêssegos, uva, abacaxi, côco ) 

4.D- Floriental Gourmand 

Combinação de notas florais e orientais com notas Gourmand (gustativas) como Algodão doce, bala toffee, caramelo, café, chocolate e outros que remetem aos cheiros doces da infância. 

4.E- Floriental Ambarado 

Combinação de notas florais com notas doces como a Baunilha e o Âmbar. 



5.ORIENTAL 

São notas que fazem lembrar os odores do Oriente, como as resinas adocicadas, os bálsamos da Arábia, as especiarias da Índia e o almíscar (musk). aos orientais são associados o sândalo e à baunilha, dando mais transparência às fragrâncias. Desta maneira, estas fragrâncias estão sendo mais aceitas durante o dia. São bastante marcantes. Transmitem mistério, exotismo e sensualidade. Matérias-primas utilizadas na composição desta fragrância: sândalo, vanilla, bálsamo e patchouli. 

5.A- Oriental Especiada 

Às notas orientais são incorporadas notas especiadas como o cravo, canela, pimenta doce. 

5.B- Oriental Amadeirada 

Às notas orientais são incorporadas notas amadeiradas como o sândalo e o cedro. 

5.C- Oriental Ambarada 

Às notas orientais são incorporadas notas ambaradas como o âmbar a vanilla 



6-CHYPRE 

O Chypre é uma combinação de madeiras e musgos. Os chypres são quentes e marcantes. 

6.A- Chypre Oriental 

Combinação de madeiras e musgos, sândalo, patchouli, musgo de carvalho, musgo de árvores e a adição de notas doces, âmbar, vanila. 

6.B- Chypre Floral 

São normalmente Chypres mais leves, não deixando de ser envolventes. 

Combinam notas florais, amadeiradas e musgos. 

6.C- Chypre Frutal/Verde 

As fragrâncias Chypre (madeiras e musgos) são adicionadas de notas frutais. 

6.C- Chypre Amadeirado 

Predominam as notas madeiras como o Cedro e o sândalo. 



7- MUSK/ALMISCARADAS 

São fragrâncias que transmitem bem estar, aconchego, calor, sensualidade. Originalmente a matéria prima musk era obtido da secreção de um animal chamado Moschus mouschiferus (Veado almiscareiro) , atualmente uma reprodução química sintética substitui o original. Notas almiscaradas também são associadas à florais . Usado em fragrâncias femininas e masculinas. 

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